01 fevereiro, 2009

A PALAVRA DE DEUS COMO FONTE DE VERDADE-I

I-DEUS COMO FONTE DA VERDADE

A verdade é a compreensão e enunciação correcta e adequada da realidade total: Deus, o Homem e, a História e o Universo.

Isto quer dizer que só Deus pode possuir a verdade em plenitude. Como sabemos, a pessoa humana está talhada para a verdade.

Aceitamos com naturalidade a maior parte das coisas que os outros nos dizem, apesar destas não serem evidentes para nós.

De tal modo isto é verdade que, ao darmo-nos conta que nos mentiram, ficamos chocados e magoados.

O Homem Novo emerge em conformidade com Cristo que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6).

Cristo é a raiz da Nova Humanidade, pois faz com ela um todo orgânico e dinâmico. O Espírito Santo, por seu lado, é a força animadora desta união orgânica.

Temos motivos muito válidos para nos empenharmos na tarefa de construir o Homem Novo: a confiança em Cristo que é fiel e verdadeiro.

A Palavra de Jesus coincidia com a verdade de Deus. Eis o que diz o evangelho de são João: “A graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo” (Jo 1, 17).

Segundo o mesmo evangelho Jesus diz a Pilatos que a sua missão é comunicar a verdade: “Para isto nasci e para isto vim ao mundo: dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18, 37-38).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: