18 fevereiro, 2009

JESUS E O MANDAMENTO DO AMOR-IV

IV-AMOR AOS IRMÃOS E AMOR A DEUS

A densidade do amor com que amamos os irmãos modela o nosso coração para comungar com Deus.

Jesus disse que a Lei e os profetas se resumem neste princípio único: “Fazer aos outros o que gostaríamos que eles nos fizessem a nós” (Mt 7, 12).

Podemos dizer que aprofundar o mistério do amor é aprofundar o mistério de Deus e do Homem.

A bíblia diz que Deus é amor (Jo 4,7). E o Homem, por ter sido criado como imagem de Deus está moldado para o amor.

O amor é a única dinâmica capaz de estruturar de modo equilibrado a pessoa humana. Quando amamos o irmão, este apercebe-se de que uma porta se abriu para si.

Nasce nele uma nova força, pois começa a sentir que tem alguém com quem pode contar.Quando se sente amado, o ser humano sente-se mais forte e cresce nele a confiança.

Muitos dos seus problemas começam a encontrar solução. Na verdade, o amor é profundamente libertador, pois possibilita a realização da pessoa.

Quando o nosso amor se torna universal, começamos a eleger os outros como irmãos para lá da língua, da raça, da cultura e da nacionalidade.

Quando isto acontece, o nosso coração adquire uma qualidade nova que nos capacita para participarmos de modo mais perfeito na comunhão universal do Reino de Deus.

Jesus pede-nos para amar com este sentido de universalidade, a fim de todos caberem nas nossas atitudes de bem-querer.

Eis alguns dos ensinamentos que Jesus nos faz no evangelho de São Mateus: “Se amais apenas os que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos também fazem o mesmo.

Se saudais apenas os da vossa raça e língua que fazeis de extraordinário? Não fazem assim também os pagãos? Sede perfeitos no vosso modo de amar, tal como o vosso Pai do Céu é perfeito” (Mt 5, 46-48).

O amor caridade é uma dinâmica de bem-querer com uma medida universal. Torna-nos semelhantes a Deus, pois é este o jeito de Deus amar.

Quem não ama os irmãos, diz a primeira Carta de São João, não é capaz de conhecer a Deus, pois Deus é Amor:

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus.

Aquele que não ama não chega a conhecer a Deus, pois Deus é amor” (Jo 4, 7-8). O amor conduz sempre a gestos e atitudes concretas para com os irmãos.

A nossa identidade espiritual é o nosso modo de amar.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: