III-SALVOS EM COMUNHÃO
O Novo Testamento diz que a nossa união com Cristo é de tipo orgânico. Jesus é a cepa da videira, diz o evangelho de São João, e nós somos os ramos que recebem a seiva vital dessa cepa (Jo 15, 1-8).
São Paulo diz esta mesma verdade, afirmando que todos nós somos os membros de um corpo cuja cabeça é Jesus Cristo (1 Cor 10, 17; 12, 27).
E isto acontece pelo dom pascal do Espírito Santo: “De facto, fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo.
Tanto os escravos como os homens livres, todos bebem de um só Espírito” (1 Cor 12, 13). É por esta razão que São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).
Graças ao dinamismo do Espírito Santo em nós, somos acolhidos por Deus Pai como filhos e por Deus Filho como irmãos.
Eis o que diz São Paulo a este propósito: “De facto, todos os que são conduzidos pelo Espírito Santo são filhos de Deus.
Vós não recebestes um espírito que vos escravize. Pelo contrário, recebestes o Espírito Santo que faz de vós filhos adoptivos.
É por este Espírito que clamamos “Abba”, ó pai. O próprio Espírito Santo dá testemunho no mais íntimo do nosso espírito de que somos realmente filhos de Deus.
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus Pai e co-herdeiros com o Filho de Deus” (Rm 8, 14.17).
Temos de reconhecer que só um Deus capaz de amar de modo infinito e incondicional podia sonhar um projecto com esta ternura e beleza em favor da Humanidade!
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário