10 fevereiro, 2009

TORNAR-SE IMAGEM DE DEUS EM RELAÇÕES-I


I-SÓ EM COMUNHÃO O HOMEM É IMAGEM DE DEUS

A bíblia apresenta o Homem como imagem de Deus, mas na medida em que este vive a dinâmica das relações.

O Deus da Aliança é uma comunidade de pessoas que comunicam e dialogam. Foi esta a razão pela qual ele imprimiu o jeito das relações no Homem que criou à sua imagem e semelhança (Gn 1, 26-27).

O Livro do Génesis diz que a imagem de Deus é constituída pelo varão e a mulher em relações (Gn 1, 26-27).

Isto quer dizer que o ser humano é imagem de Deus na medida em que é uma pessoa aberta ao diálogo e à comunhão:

“Quando Deus criou o ser humano, fê-lo à sua imagem e semelhança. Criou-os homem e mulher e abençoou-os. Chamou-lhes ser humano no dia em que os criou (Gn 5, 1-2).

Ao dizer que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, a Bíblia está a afirmar a condição totalmente original do Homem no conjunto das outras criaturas.

A Humanidade concretiza-se em pessoas interligadas de modo orgânico. Isto quer dizer que a Divindade é pessoas e a Humanidade também.

Interiormente o ser humano é animado pelo Sopro Divino, isto é, o Espírito Santo, que o vai modelando à imagem e semelhança de Deus.

Isto não significa que o Espírito Santo nos substitui na tarefa da nossa humanização. Pelo contrário, quer dizer que o ser humano não é capaz de se humanizar sem uma intervenção especial de Deus.

Esta intervenção acontece no interior da consciência como iluminação e apelo no sentido de agir de acordo com as exigências do amor.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: