23 fevereiro, 2009

JESUS CRISTO E O DOM DA ÁGUA VIVA-I

I-A ÁGUA DA VIDA ETERNA

Falando com a Samaritana junto ao poço de Jacob, Jesus disse-lhe que a Salvação acontece no coração das pessoas, graças à Água Viva que ele nos dá.

Eis as palavras de Jesus: “Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é aquele que te está a pedir água, tu é que lhe pedirias e ele dar-te-ia Água Viva” (Jo 4, 10).

Como portador da Água Viva, Jesus é o portador da Vida Eterna: “Jesus replicou: “Todo aquele que bebe da água deste poço voltará a ter sede.

Mas quem beber da Água que eu tenho para dar nunca mais terás sede. Na verdade, a Água que eu tenho para dar vai tornar-se naquele que a beber der um manancial de vida eterna” (Jo 4, 13-14).

Alguns séculos antes de Cristo, o profeta Jeremias repreendeu duramente o povo bíblico devido à sua ingratidão para com Deus.

O povo com o seu mau procedimento voltou as costas a Deus que é a fonte da Água Viva. A Água viva, diz o evangelho de São João, é o Espírito Santo (Jo 7, 39).

O evangelho de São João diz que a Água Viva é o Espírito Santo que gera no nosso coração uma vida nova, isto é, a vida de Deus.

São Paulo diz que o Espírito Santo é como uma Água que bebemos e faz de nós o Corpo de Cristo.

Eis as suas palavras: “Todos nós fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo, tanto judeus como gregos, escravos ou livres.

Todos bebemos de um mesmo Espírito” (1 Cor 12, 13).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: