10 fevereiro, 2009

TORNAR-SE IMAGEM DE DEUS EM RELAÇÕES-II

II-A IMAGEM DE DEUS COMO TAREFA

Como imagem de Deus, o Homem foi colocado por Deus à frente da Criação. O Criador concedeu ao Homem soberania sobre as demais criaturas.

O Livro do Génesis afirma esta soberania do Homem sobre as demais criaturas dizendo que ele ia pondo nome aos animais.

Segundo a mentalidade bíblica dar nome aos animais significa exercer a soberania sobre eles (cf. Gn 2, 20).

Por outras palavras, o Homem está acima dos animais e domina sobre eles (Gn 1, 26-30). O Livro de Ben Sira diz que Deus criou o Homem à sua imagem e deu-lhe domínio sobre os animais (Sir 17, 2-3).

A imagem de Deus no Homem não é uma marca ou um carimbo estático, mas uma realidade em construção.

É como pessoa que o ser humano é imagem de Deus. No íntimo de cada pessoa, o Espírito Santo convida-a a fazer opções na linha do amor, a fim de se realizar como pessoa livre consciente, responsável e capaz de amar.

À medida que se vai realizando, as impressões digitais de Deus vão-se tornando mais explícitas no interior da pessoa humana.

Para se realizar, a pessoa não pode ignorar os apelos do Espírito Santo na sua consciência. O Novo Testamento também vê a questão da imagem de Deus de modo dinâmico: A configuração da imagem de Deus é um processo que se realiza demo do histórico.

Eis algumas afirmações sugestivas de São Paulo a este propósito: “E nós com o rosto descoberto reflectimos a glória de Deus que nos vai configurando pelo Espírito Santo na sua própria imagem” (2 Cor 3, 18).

O grande protagonista nesta a tarefa de esculpir o Homem como imagem de Deus é o Espírito Santo.

Mas nós somos chamados a colaborar com ele, pois o Espírito Santo não nos modela sem nós termos parte com ele nessa tarefa.

A imagem de Deus acontece ao nível do homem interior, o qual é pessoal e espiritual. Apesar de o homem exterior envelhecer, diz São Paulo, o interior vai-se renovando progressivamente pela acção do Espírito Santo:

“Por isso não desfalecemos. E mesmo se em nós o homem exterior vai caminhando para a ruína, o interior renova-se dia após dia” (2 Cor 4, 16).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: