Como imagem de Deus, o Homem foi colocado por Deus à frente da Criação. O Criador concedeu ao Homem soberania sobre as demais criaturas.
O Livro do Génesis afirma esta soberania do Homem sobre as demais criaturas dizendo que ele ia pondo nome aos animais.
Segundo a mentalidade bíblica dar nome aos animais significa exercer a soberania sobre eles (cf. Gn 2, 20).
Por outras palavras, o Homem está acima dos animais e domina sobre eles (Gn 1, 26-30). O Livro de Ben Sira diz que Deus criou o Homem à sua imagem e deu-lhe domínio sobre os animais (Sir 17, 2-3).
A imagem de Deus no Homem não é uma marca ou um carimbo estático, mas uma realidade em construção.
É como pessoa que o ser humano é imagem de Deus. No íntimo de cada pessoa, o Espírito Santo convida-a a fazer opções na linha do amor, a fim de se realizar como pessoa livre consciente, responsável e capaz de amar.
À medida que se vai realizando, as impressões digitais de Deus vão-se tornando mais explícitas no interior da pessoa humana.
Para se realizar, a pessoa não pode ignorar os apelos do Espírito Santo na sua consciência. O Novo Testamento também vê a questão da imagem de Deus de modo dinâmico: A configuração da imagem de Deus é um processo que se realiza demo do histórico.
Eis algumas afirmações sugestivas de São Paulo a este propósito: “E nós com o rosto descoberto reflectimos a glória de Deus que nos vai configurando pelo Espírito Santo na sua própria imagem” (2 Cor 3, 18).
O grande protagonista nesta a tarefa de esculpir o Homem como imagem de Deus é o Espírito Santo.
Mas nós somos chamados a colaborar com ele, pois o Espírito Santo não nos modela sem nós termos parte com ele nessa tarefa.
A imagem de Deus acontece ao nível do homem interior, o qual é pessoal e espiritual. Apesar de o homem exterior envelhecer, diz São Paulo, o interior vai-se renovando progressivamente pela acção do Espírito Santo:
“Por isso não desfalecemos. E mesmo se em nós o homem exterior vai caminhando para a ruína, o interior renova-se dia após dia” (2 Cor 4, 16).
Calmeiro Matias
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