06 fevereiro, 2009

AS COORDENADAS DA COMUNHÃO UNIVERSAL-I

I-VIDA ETERNA, UNIVERSALIDADE E OMNIPRESENÇA

Na comunhão universal do Reino de Deus cada pessoa é um ponto de encontro e uma possibilidade de comunhão amorosa.

Por estar em coordenadas de universalidade e em estado de plenitude, as aspirações da pessoa têm realização imediata.

Isto quer dizer que as aspirações de encontro, diálogo, e reciprocidade amorosa da pessoa tornam-se realidade no me próprio instante em que surgem.

Isto deve-se ao facto de a pessoa, no Reino de Deus, estar assumida e incorporada na comunhão dos santos cujo coração é a Santíssima Trindade.

Na verdade, a Vida Eterna acontece em coordenadas de universalidade. Na plenitude da salvação a pessoa está realmente presente a tudo e a todos.

Não por se deslocar a velocidades superiores às da luz, mas porque os desejos do seu coração têm emergência e realização simultâneas.

Tudo isto acontece assim porque as pessoas se encontram dentro da organicidade e dinamismo de uma comunhão universal.

Enquanto está em realização na História, o ser humano habita as coordenadas do espaço e do tempo.

Deus, pelo contrário, não habita nas coordenadas da espacio-temporalidade, pois está em coordenadas de omnipresença e equidistância.

Na verdade, Deus está presente ao Universo mediante uma relação criadora. Com efeito, o Universo surge a partir do diálogo e comunhão da Trindade Divina.

Não como um prolongamento necessário, mas como a realização de um projecto que brotou do diálogo amoroso das pessoas divinas.

Mediante a morte, o ser humano liberta-se das coordenadas biológicas, psíquicas, rácicas, linguísticas e espacio-temporais.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: