26 fevereiro, 2009

O ROSTO MATERNAL DO ESPÍRITO SANTO-III

III-ESPÍRITO QUE DIVINIZA

Graças ao Espírito Santo somos assumidos na comunhão Trinitária como filhos em relação a Deus Pai e como irmãos em relação ao Filho de Deus.

Ele é a força que une e dinamiza o enxerto do divino no humano em Jesus Cristo. O Espírito Santo é o coração do mistério da Encarnação, tal como Cristo é a sua Cabeça.

Ele é a força amorosa que, no nosso íntimo, faz emergir uma nascente de Água Viva a jorrar Vida Eterna nos nossos corações (Jo 7, 37-39).

Foi o Espírito Santo que, com seu jeito maternal de amar, capacitou o coração maternal de Maria, a fim de ela amar o Filho de Deus com densidade divina.

Na verdade, ele é o amor de Deus derramado nos nossos corações, como diz a Carta aos Romanos (Rm 5,5).

O Espírito Santo é o beijo que Deus deu ao barro primordial do qual brotou Adão. São Paulo diz que as pessoas que se deixam mover pelo Espírito Santo são membros da Família Divina e podem dirigir-se a Deu Pai, dizendo, “Abba, ó Pai!” (Rm 8, 14-16).

E se nós permitirmos a sua acção no nosso coração actuar e dinamizar as nossas vidas, vai-nos moldando de acordo com Cristo ressuscitado.

A sua presença em nós é a certeza de que estamos salvos. O seu ser é exclusivamente espiritual. Por isso transcende as limitações do espaço e do tempo.

Habita as coordenadas da universalidade, isto é, está presente a tudo e a todos com a sua sabedoria infinita.

O termo hebraico Ruah (Espírito) significa vento, brisa, sopro e espírito. O Livro do Génesis diz que o Espírito Santo pairava sobre a escuridão do caos tenebroso, fecundando as águas primordiais, a fim de as tornar fecundas (Gn 1, 1-2).

Isto quer dizer que o Espírito Santo é a fonte da vida e que o seu amor maternal é o princípio da fecundidade universal.

O evangelho de São João diz que as pessoas humanas, para entrarem na plenitude da vida eterna têm de nascer de novo através da sua acção:

“Em verdade te digo, disse Jesus: quem não nascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no Reino de Deus.

Aquilo que nasce da carne é carne e aquilo que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3, 5-6). Nascer da água, no evangelho de são João, significa nascer do Espírito Santo que é a Água Viva que realiza o baptismo no Espírito (Jo 7, 39; 4, 14).

Eis o que diz o evangelho de São Mateus sobre o baptismo no Espírito: “No momento em que Jesus saiu das águas, após o seu baptismo, o Céu abriu-se e Jesus viu o Espírito de Deus vir sobre ele em forma de pomba (Mt 3, 16).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: