15 abril, 2008

A LEI DA NOVA ALIANÇA-IV

IV-O AMOR CARIDADE

O amor caridade é sempre um jeito de amar numa abertura universal. Torna-nos semelhantes a Deus, pois é este o jeito de Deus amar.

Na verdade Deus ama as pessoas de todas as raças, línguas, povos e nacionalidades. Quem não ama os irmãos, diz a primeira Carta de São João, não é capaz de conhecer a Deus, pois Deus é Amor.

Eis algumas palavras desta carta: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus.

Aquele que não ama não chega a conhecer a Deus, pois Deus é amor” (Jo 4, 7-8). O amor conduz sempre a gestos e atitudes concretas para com os irmãos.

Amar é eleger o outro como alvo de bem-querer, aceitando-o assim como é e agindo de modo a facilitar a sua realização e felicidade.

Podemos dizer que a nossa identidade pessoal é o nosso modo de amar. Na comunhão universal do Reino de Deus dançaremos eternamente o ritmo do amor com o jeito que tivermos treinado, agora, aqui na terna!

Jesus foi totalmente fiel ao amor a Deus aos irmãos. Procedendo assim, disse ele, cumpriu de maneira perfeita os ensinamentos de todos os profetas e as orientações todas da Lei de Moisés (Mt 5, 17).

Pela maneira com viveu e falou do amor, vê-se que Jesus entendia perfeitamente o mistério de Deus e o mistério do Homem.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: