15 abril, 2008

A LEI DA NOVA ALIANÇA-I

I-O AMOR REALIZA A LEI E OS PROFETAS

Jesus sabia muito bem que o ser humano só pode realizar-se e ser feliz mediante o amor. Foi esta a razão pela qual ele fez do amor o seu mandamento.

Os judeus tinham uma multidão de mandamentos, normas e preceitos, ao ponto de até os sacerdotes e os doutores da Lei se sentirem confusos diante de tantos preceitos e leis.

Foi assim que Jesus resolveu resumir as leis e preceitos do judaísmo a um mandamento único.
Eis o que Jesus diz no evangelho de São João:

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15, 12-13).

São Paulo entendeu perfeitamente que Jesus anulou os preceitos e leis da religião judaica, pondo no lugar destes o mandamento do amor.

Eis o que ele diz na carta aos Romanos: “Amar o próximo como a si mesmo resume e cumpre toda a Lei de Moisés” (Rm 13, 8).

São Paulo diz ainda que o amor é o pleno cumprimento da Lei (Rm 13, 10). Inspirado nos ensinamentos de Jesus sobre o amor, São Paulo compôs um hino sobre o amor que é das coisas mais belas que já disseram sobre o amor.

Eis algumas afirmações de São Paulo neste seu hino sobre o amor: “Ainda que eu fale as línguas dos anjos e dos homens, se não tiver amor não passo de um bronze que soa e faz barulho.

Mesmo que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência. Ainda que tenha uma fé grande ao ponto de deslocar montanhas, se não tiver amor, nada sou.

Mesmo que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita.

O amor é paciente e prestável.
O amor não é invejoso.
Não é arrogante nem orgulhoso.

O amor nada faz de inconveniente nem gira sempre à volta do seu interesse.
Também não se irrita nem guarda ressentimento.

Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade.
O amor desculpa tudo e acredita sempre.
Espera tudo e tudo suporta.
O amor jamais passará” (1 Cor 13, 1-8).

Jesus pede-nos para estarmos atentos aos seus ensinamentos, a fim de o nosso amor atingir a densidade de amor caridade, isto é, o amor ao jeito de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: