15 abril, 2008

A LEI DA NOVA ALIANÇA-II

II-O AMOR SUBSTITUI OS PRECEITOS

Eis a proposta que Jesus fez aos seus discípulos: “Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”.

Eu, porém, digo-vos: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”. Fazendo assim, acrescenta Jesus, tornar-vos-eis filhos do vosso pai que está nos Céus, o qual faz com que o sol se levante todos os dias sobre bons e maus e faz cair a chuva sobre justos e pecadores (…). Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai do Celeste é perfeito” (Mt 5, 43-48).

O jeito de Jesus amar era em tudo semelhante à maneira de amar de Deus Pai. De tal modo amava ao jeito de Deus Pai que um dia Jesus afirmou:

“Há tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheceis, Filipe? Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14, 9).

Como havia uma união total entre ele e Deus Pai, Jesus afirmou um dia: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10, 30).

Amar ao jeito de Deus significa amar a todos sem distinção. Eis a razão pela qual este modo de amar nos torna cada vez mais semelhantes a ele.

Por outras palavras, o amor caridade faz de nós reveladores do próprio rosto de Deus. Por ter sido criado à imagem de Deus, a pessoa humana tem esta capacidade maravilhosa de amar, isto é querer bem aos outros e ajudá-los a ser felizes.

Mas os cristãos, graças à Palavra de Deus e à acção do Espírito Santo são capacitados para amar com amor caridade, isto é, ao jeito de Deus.

Amando assim, os cristãos tornam-se um sinal de Deus para o mundo. Jesus ensinou os cristãos a amar ao jeito de Deus, a fim de se tornarem no mundo um sal que dá sabedoria à vida e uma luz que confere sentidos para viver.

Olhando para o vosso novo modo de amar e estar na vida, diz Jesus, os homens darão glória ao vosso Pai que está nos Céus (Mt 5, 13- 17).
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: