A expectativa do Reino de Deus é muito anterior a Jesus Cristo. No entanto, Com Jesus Cristo o tema do Reino de Deus ganhou uma dimensão Nova e libertadora, pois passa a ser associado ao amor salvador de Deus.
Tudo começou quando o profeta Natã anunciou a David que o Senhor Deus lhe ia suscitar um filho, o qual construiria um templo para Deus e reinaria com grande poder e majestade.
Deus prometeu a David adoptar este seu filho como filho de Deus, fazendo que o seu reino permaneça para sempre (2 Sam 7, 12-16).
Durante séculos o povo bíblico suspirou pela vinda do filho de David aguardando a restauração do Reino de David com todo o seu esplendor.
Segundo o sonho do profeta Isaías, os povos da terra viriam a Jerusalém procurando a Sabedoria de Deus, trazendo as suas riquezas, fazendo de Jerusalém a capital mais rica do mundo (Is 60, 1-11).
Esta expectativa permaneceu até à vinda de Jesus. Eis as palavras que o anjo comunica a Maria no momento em que lhe comunica que ela vai ser a mãe do Messias:
“Disse-lhe o anjo: “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
Ele será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu Pai David.
Reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim” (Lc 1, 30-33). Era assim que os Apóstolos imaginavam a missão messiânica de Jesus.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário