13 abril, 2008

DEUS, A HISTÓRIA E A VIDA ETERNA-IV

IV- O CONHECIMENTO EXISTENCIAL DE DEUS

Deus Santo,
A bíblia ensina-nos que conhecer-vos não é uma questão teórica, mas uma experiência relacional e existencial.

Eis a palavras de São João: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. Todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Mas o que não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 7).

Sendo assim, o amor é a única forma de conhecer a Deus. Isto quer dizer que os não cristãos que gastam a vida pela causa do amor têm o conhecimento adequado para comungar convosco no Reino.

Como não têm acesso à Palavra de Deus, não têm um conhecimento de teologal de Deus e do seu plano amoroso, mas têm o conhecimento básico para poderem entrar em comunhão convosco.

Por outras palavras, para os que não ouviram falar de Cristo, o conhecimento de Deus é possível, através da sua experiência de amor aos irmãos:

Eis o que diz São João: “A Deus nunca ninguém o viu; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor chega à perfeição em nós” (1 Jo 4, 12).

E mais à frente acrescenta: “Deus é amor. Quem permanece no amor permanece em
Deus e Deus nele” (1 Jo 4, 16).

Para a Bíblia, o conhecimento de Deus, não é nunca uma mera teoria. Eis o que Jesus diz a Tomé:
“Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6).

Espírito Santo,
tu és o guia desta caminhada para o conhecimento de Deus. É verdade que não nos coimunicas muitos conceitos, mas levas-nos pelos trilhos do amor, pois tu és, como diz São Paulo, o amor de Deus derramado nos nossos corações.

No evangelho de São João, Jesus fala desta tua missão que tens de nos conduzir ao conhecimento de Deus. Eids o que Jesus nos diz:

“Fui-vos dizendo estas coisas enquanto estava convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, recordando-vos o que eu vos disse” (Jo 14, 25-26).

Deus Santo,
nós vos louvamos por nos proporcionardes a vida eterna como dinâmica que está a emergir no nosso íntimo, graças à presença maternal do Espírito Santo no nosso coração.

Em Coimunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: