Para São Paulo, a ressurreição de Jesus Cristo significa a hora da Salvação para a Humanidade.
Conscientes de terem atingido o topo da História, as primeiras comunidades cristãs julgavam que a Segunda Vinda de Cristo, bem como o fim da História Humana estavam iminentes.
Na verdade, os Apóstolos acreditavam que ainda estariam vivos no dia da vinda de Cristo (Lc 21, 20-30).
Influenciados pela visão trágica dos apocalipses judeus, os Apóstolos, após a ressurreição de Jesus, começam a anunciar a segunda vinda de Cristo como sendo o dia da ira, o dia da tragédia universal.
Nesse dia em Deus destruirá a Terra e todos os pecadores que nela habitam. Só o pequeno resto dos justos se salvará.
Só o pequeno resto dos justos do Antigo Testamento (cento e quarenta e quatro mil), bem como a multidão incontável dos cristãos provenientes de todas as raças, línguas e nações da terra escaparão à ira do dia do Senhor:
“Não danifiqueis a terra nem o mar nem as árvores, até termos marcado com o selo a fronte dos servos do nosso Deus.
Ouvi também o número dos que foram assinalados, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos de Israel (…).
Depois disto apareceu uma multidão enorme que ninguém podia contar de todas as nações, povos e línguas” (Apc 7, 3-9).
Espírito Santo,
Tu foste ajudando os Apóstolos e, depois deles, os crentes em geral, a fim de compreenderem que a vinda gloriosa de Jesus Cristo não é uma tragédia, mas sim a plena realização do amor salvador de Deus.
Glória a ti Jesus Cristo,
pois a tua vinda gloriosa não será uma tragédia para as pessoas que, no final da História humana, ainda vivam na Terra.
Pelo contrário esse será o dia do abraço universal da Humanidade à Divindade. Por outras palavras, o final da História será a garantia da nossa plena salvação.
Nós acreditamos que tu vais vir para julgar, não para condenar. o teu julgamento não acontecerá segundo o modelo dos tribunais humanos, mas sim segundo o modelo do amor familiar.
Nada daquilo que o ser humano é como pessoa se perderá no vazio da morte. mas tudo será assumido na comunhão da Santíssima Trindade.
Senhor Jesus,
O Reino de Deus ficará, então, completo, pois será a comunhão universal de todos os que viveram desde o princípio do Mundo.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário