29 março, 2009

MARIA COMO MEDIAÇÃO DO AMOR DE DEUS-I

I-MARIA E A COMUNIDADE DE JERUSALÉM

A ultima passagem do Novo Testamento que nos fala de Maria é o relato da comunidade apostólica logo após o Pentecostes.

Depois de referir o nome dos onze discípulos, Lucas acrescenta: “E todos unidos pelos mesmos sentimentos, entregavam-se assiduamente à oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos” (Act 1, 14).

Após a Páscoa Maria e os discípulos de Jesus formavam o resto fiel reunido em nome de Jesus ressuscitado, o Messias de Deus.

Segundo os Actos, o resto fiel era constituído pelos onze discípulos, pela mãe de Jesus e seus irmãos e por um grupo de cerca de cento e vinte pessoas (Act 1, 15).

Ao fazer a síntese das aparições do Senhor ressuscitado, São Paulo declara estar a repetir exactamente o que os Apóstolos lhe comunicaram, pois ele, nessa altura, ainda não fazia parte do grupo dos cristãos.

Depois de mencionar a aparição do Senhor a Pedro, aos doze, a mais de quinhentos irmãos, Paulo fala de uma aparição a Tiago.

É evidente que não se trata de Tiago irmão de João, pois este estava incluído no grupo dos doze, mas de Tiago, o irmão de Jesus que, na altura em que Paulo escreveu o texto era o chefe da comunidade de Jerusalém.

Na Carta aos Gálatas, Paulo menciona Tiago, o irmão do Senhor e diz que este foi o único Apóstolo que viu quando se encontrou com Pedro em Jerusalém:

“Passados três anos subi a Jerusalém para conhecer Pedro e fiquei com ele durante quinze dias.
Mas não vi nenhum outro Apóstolo a não ser Tiago, o irmão do Senhor.

O que vos escrevo, digo-o diante do Senhor, pois não estou a mentir” (Gal 1, 19). Segundo o relato das aparições de Jesus ressuscitado, Tiago é mencionado entre os que tiveram uma aparição própria.

É evidente que na lista dos nomes das pessoas beneficiadas com uma aparição do Senhor não há nenhum nome de mulher.

Isto revela como este texto é antigo. Ainda estamos em pleno contexto judaico, onde a mulher não podia servir de testemunha.

Se na lista das pessoas beneficiadas com as aparições do Senhor ressuscitado houvesse nomes de mulheres, em vez de Tiago teríamos naturalmente o nome de Maria.

Agora já podemos ler o relato das aparições, tal como os Apóstolos o transmitiram a Paulo.
Eis as palavras do Apóstolo na Primeira Carta aos Coríntios:

“Transmiti-vos em primeiro lugar o que eu próprio recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras.

Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as mesmas Escrituras. Apareceu a Pedro e depois aos Doze.

Em seguida pareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez, a maior parte dos quais ainda vive, enquanto alguns já morreram. Depois apareceu a Tiago” (1 Cor 15, 3-7).

Este texto dá-nos a garantia de que Maria e o seu núcleo familiar mais íntimo foram beneficiados com uma aparição do Senhor ressuscitado.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: