23 março, 2009

CRITÉRIOS EVANGÉLICOS PARA ORAR-III

III-ORAR NO ESPÍRITO SANTO

O evangelho de São João diz-nos que se pedirmos alguma coisa em nome de Jesus isso nos será concedido (Jo 14, 13-14).

O nome, na bíblia, significa a missão. O nome de Jesus, significa, pois a sua missão de medianeiro da salvação.

Pelo facto de estarmos organicamente unidos a Cristo, recebemos dele o Espírito Santo, o qual nos põe em sintonia com o querer de Deus.

Orar em nome de Jesus é o mesmo que orar no Espírito Santo. A Segunda Carta a Timóteo diz que Jesus é o único medianeiro entre Deus e os homens (1 Tim 2, 5).

A Carta aos Hebreus diz que Jesus é o nosso sumo-sacerdote, isto é, o medianeiro da nossa comunicação com Deus.

O nosso sumo-sacerdote está permanentemente a interceder por nós junto do Pai (Heb 4, 14-16).

Orar em nome de Jesus significa participar na sua oração, pois somos membros do seu corpo (1 Cor10, 17; 12, 27; 13, 12).

Jesus disse que nós somos os ramos da videira e ele é a cepa dessa mesma videira. Só podemos dar frutos de vida eterna se estivermos unidos à cepa.

O Espírito Santo é o vínculo orgânico e o princípio animador da comunhão que nos liga familiarmente a Deus.

Na verdade, é o Espírito Santo que em nós clama “Abba”, papá, e faz de nós co-herdeiros com Cristo (Rm 8, 14-17).

Orar ao jeito de Jesus é dizer a Deus o que nos vai no coração, seja no sentido de pedir, louvar, falar desta Humanidade a sofrer.

Eis o que diz São Paulo a este respeito: “Orai com o espírito e com a inteligência. Pensai nas palavras, a fim de entenderdes o que estais a dizer.

Quando orardes em comunidade, fazei-o de modo a que as pessoas vos entendam, a fim de poderem dizer “Ámen” à vossa oração” (1 Cor, 14, 15-16).

Não useis palavras vazias de significado, diz o evangelho de São Mateus, como fazem os pagãos (Mt 6, 7).

A nossa oração não deve ser como a dos hipócritas que se põe a julgar os outros ou a pensar que são mais que os demais.

Estes não tomam Deus a sério e por isso, diz o evangelho de São Marcos, não ficam justificados (Mc 12, 40).
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: