17 março, 2009

AJUDAR AS CRIANÇAS A SER RESPONSÁVEIS-III


III-A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO

Quanto mais os pais estiverem envolvidos na vida dos filhos, mais estes se sentem seguros e melhor tentarão responder à fé que os pais depositam neles.

É muito importante que os pais arranjem tempo para estar com os filhos. Procurem um tempo semanal para fazerem qualquer coisa em conjunto fora da rotina do dia-a-dia.

Mais que tentar saber onde os filhos foram é conhecer os seus amigos e os pais destes. Sempre que possível procure estar em casa quando os seus filhos voltam da escola.

A zona de perigo para o uso das drogas é a saída da escola, pela tarde, quando nenhum dos pais está presente.

Sempre que possível, procurem comer com os filhos. A refeição é um momento excelente para falar acerca dos acontecimentos do dia.

Estudos recentes demonstraram que crianças e adolescentes que comem pelo menos cinco vezes por semana com os pais têm muito menos probabilidades de se envolverem em problemas de droga e álcool.

É importante que os pais desenvolvam um clima de diálogo com os filhos. Procure saber como vão as coisas na escola. Seja claro sobre os valores a ter em conta:

Seja um bom ouvidor. Não se ponha logo a moralizar quando o filho ou a filha lhe fazem um desabafo.

Pelo contrário, faça-lhe perguntas e comunique-lhe força e coragem. Resuma e sublinhe o que o filho lhe comunicou, a fim de lhe demonstrar que entendeu bem a comunicação.

Dê respostas honestas. Quando for o caso, não afirme o que não conhece, mas prometa encontrar a resposta certa e verdadeira.

Não se descontrole para não ter de pôr fim ao diálogo. Tenta aprofundar as questões, mesmo que o filho tenha feito declarações que o chocaram.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: