Os pais não devem esquecer-se de que os filhos aprendem com aquilo que vêem fazer aos pais e não com aquilo que eles dizem.
Os pais e professores não devem esquecer-se de reconhecer e elogiar um trabalho bem feito.
Ensinem os adolescentes a não se deixarem dominar por preconceitos, pois estes são sempre maus conselheiros.
Expliquem aos adolescentes a importância de compreender os pontos de vista dos outros, apesar de serem diferentes dos nossos.
Não devemos esquecer-nos de que a felicidade das crianças se faz de pequenas coisas. Os pais não devem esquecer a importância de um passeio ao supermercado, sair para comprar de um gelado ou um caderno para pintar.
Mais doloroso ainda é sentir dificuldades na aquisição de um determinado cereal importante para a sua alimentação.
Não nos esqueçamos de que as crianças de hoje são bombardeadas com uma publicidade agressiva.
Se estivermos preparados saberemos defender-nos melhor. Na verdade as crianças aprendem depressa o nome de produtos caros e os encantos que a publicidade lhes atribui.
Na verdade, não é fácil, por exemplo, dizer aos filhos que não podem ter as coisas que pedem, apesar de eles argumentarem que os pais dos seus amigos já as ofereceram aos filhos deles.
É importante ajudar as crianças a compreender o valor do dinheiro e o papel que este joga nas nossas vidas.
É bom ajudar as crianças a gerir o seu dinheiro e ensiná-las a poupar logo de pequeninas. As crianças que são bem acompanhadas pelos pais correm menos riscos de cair em comportamentos socialmente perturbadores.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário