21 março, 2009

CRISTO E O DOM DA VIDA ETERNA-III

III-CRISTO E O DOM DA VIDA ETERNA

São Paulo diz que o Espírito Santo habita em nós como num templo (1 Cor 3, 16). É importante sabermos acolher a sua força criadora, a fim de darmos um salto de qualidade, passando de uma vida banal para uma vida que dê frutos de vida eterna.

Para que isto aconteça basta vivermos unidos a Cristo como os ramos da videira estão unidos à cepa, como diz o evangelho de São João:

“Permanecei em mim que eu permaneço em vós. O ramo da videira não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira.

O mesmo acontecerá convosco se não estiverdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 4-5).

Com a sua luz reveladora, o Espírito Santo faz-nos compreender o sentido desta união orgânica com Cristo.

Ele é realmente a Árvore da Vida que está no Centro do Paraíso. Graças à união orgânica que o liga à Humanidade, o fruto da vida eterna já ao alcance de todos nós.

No evangelho de São João, Jesus diz que tem uma Água Viva para nos dar, a qual faz brotar uma nascente de Vida Eterna no nosso Coração. Esta Água, diz São João, é o Espírito Santo (Jo 7, 37-39).

Noutra passagem Jesus fala do fruto da Vida Eterna, associando-a à Eucaristia: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a Vida Eterna e eu hei-de ressuscitá-lo no último dia” (Jo 6, 54).

Este dom é-nos concedido na medida eu que nós fazemos uma união orgânica com Jesus, tal como ele faz uma união orgânica com o Pai:

“Assim com o Pai que me enviou vive e eu vivo pelo Pai, também aquele que me come viverá por mim” (Jo 6, 57).

No mesmo evangelho, Jesus afirma a sua união orgânica com o Pai e também connosco. É esta a condição para nós sermos incorporados na Comunhão Familiar de Deus:

“Eu vivo e vós também haveis de viver. Nesse dia vós compreendereis que eu estou no meu Pai, vós em mim e eu em vós” (Jo 14, 19-20).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: