10 março, 2009

CONFIGURADOS COM CRISTO RESSUSCITADO-I


I-O HOMEM ESPIRITUAL

A vida espiritual emerge como vida pessoal. Isto que dizer que a vida espiritual humana não é um espírito vago e indefinido.

Por outras palavras, a vida espiritual humana emerge como interioridade livre, consciente e capaz de amar.

Por outras palavras, a pessoa estrutura-se como ser único, original e irrepetível. Eis a razão pela qual ninguém está a mais, pois nenhuma pessoa é uma cópia de outra.

Isto quer dizer que a interioridade espiritual da pessoa emerge a partir de um leque de possíveis que recebe dos outros.

Por outras palavras, a vida espiritual humana tem uma identidade histórica. O tecido espiritual humano tem a marca das opções, decisões e escolhas que a pessoa fez ao longo da sua história.

A identidade espiritual dos seres humanos exprime-se pelo seu jeito de amar. O povo bíblico pensava que os falecidos, no sheol, isto é, na morada do mortos, subsistiam.

Por outras palavras, para o Antigo Testamento, os seres humanos não estão em comunhão orgânica universal e por isso estão em estado de morte.

Esta capacidade de comungar com os outros, fazendo com eles uma unidade orgânica é designada no mundo bíblico por carne.

A carne, como conceito antropológico, isto é, como dimensão humana, é a pessoa enquanto ser estruturado para a relação e capaz de fazer um todo orgânico com a Humanidade.

A ressurreição da carne, portanto, significava no mundo bíblico a recuperação dessa capacidade de interagir de modo orgânico com os outros.

Como vemos, a ressurreição da carne, no mundo bíblico, não significa uma restauração biológica.

Em Comunhão Convoco
Calmeiro Matias

Sem comentários: