12 março, 2009

A FORÇA LIBERTADORA DA FÉ CRISTÃ-IV


IV-A FÉ OPTIMIZA O SENTIDO DA VIDA

O sentido da vida humana não é uma evidência que se impõe logo à partida, mas uma descoberta gradual e progressiva que vai amadurecendo em nós.

Em primeiro lugar trata-se de uma descoberta que vai amadurecendo no coração da pessoa que tenta encontrar as razões do que lhe acontece.

Para os cristãos, o sentido da vida é visto numa perspectiva mais profunda: Trata-se de uma revelação, isto é, de uma confidência do Espírito Santo habita em nós e vai balbuciando em nós a Palavra de Deus.

Por outras palavras, o sentido cristão da vida tem como alicerce a Palavra de Deus que o Espírito Santo vai confidenciando no íntimo do nosso coração.

Eis o que diz o evangelho de São João: “Quando o Espírito da Verdade vier, ele vai guiar-vos para a Verdade Plena.

Ele não falará só por si, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos-á o que há-de vir” (Jo 16, 13).

Os crentes que se abrem à Palavra de Deus e à luz do Espírito Santo começam a adquirir uma sabedoria cujos horizontes transcendem o alcance da inteligência Humana.

As mediações de que o Espírito Santo se serve para fazer esta confidência no nosso íntimo são a Escritura, a Comunidade Cristã e os acontecimentos da História Humana.

À luz da Palavra de Deus, a grande razão pela qual vale a pena viver é o amor. Jesus ensinou aos discípulos que o amor é uma razão que vale tanto para viver como para morrer:

“É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que aquele que dá ávida pelos seus amigos” (Jo 15, 12-13).

Na verdade, só o Espírito Santo pode projectar luz sobre muitos acontecimentos que parecem tirar todo o sentido à vida.

Podemos dizer que a Palavra de Deus optimiza o sentido daquilo que já o tem e confere sentido àquilo que, à simples luz da razão, parece não o ter.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: