01 março, 2009

DIÁLOGO COM O HOMEM EM CONSTRUÇÃO-III

III-ESTÁS TALHADO PARA O AMOR

Homem em construção: estás a acontecer em processo histórico. És um ser faminto de realização que só pode acontecer mediante o amor.

É esta a razão da tua fome insaciável de plenitude! A criança é uma pessoa iniciada, mas longe de estar realizada.

O jovem ainda não teve tempo para chegar longe na profundidade da tua realização. Nem o adulto se pode arrogar o título de homem plenamente construído.

A tua verdade é: “Vida Humana a emergir e a estruturar-se para o face-a-face do amor. Estás a emergir em dinâmica histórica e és uma realidade não terminada.

Mas já pertences à cúpula personalizada da criação. És milhões de pessoas. Eis razão pela qual pertences à esfera da transcendência.

Com efeito, transcendes o Universo, tecido infinito de dinamismos e interacções, mas que não são pessoas em relação amorosa.

És proporcional a Deus. Por isso já fazes parte do grande Oceano da Comunhão Universal. Começas por ser um leque de possibilidades. Depois, tornas-te uma concretização em relações de amor.

Na verdade, a pessoa faz-se fazendo. Realiza-se realizando. Não és igual ao que dizes, mas sim igual ao que fazes.

Começaste com o homem primordial e continuas como Humanidade única a acontecer. Em cada pessoa és uma novidade a emergir.

Mas como pessoa, só podes encontrar-te e possuir-se em comunhão. Enroscada em si própria, a pessoa fica privada da alegria da plenitude.

Perder-se significa ficar fora da galáxia da Comunhão Universal.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: