06 maio, 2009

O SEGREDO DOS DOIS BEIJOS DE DEUS-II

II-ESPÍRITO SANTO E HUMANIZAÇÃO DO HOMEM

O Espírito Santo é o hálito da vida que nos ajuda a humanizar, condição para atingirmos a divinização na comunhão com Deus.

Com seu jeito maternal de amar, ele ilumina, sugere e insinua atitudes capazes de facilitarem a humanização das pessoas.

Por outras palavras, o Espírito Santo é uma presença dinâmica no nosso interior, ajudando-nos a optar na linha do amor.

A bíblia diz que no momento da criação do Homem, Deus parou, dialogou e depois insuflou o Espírito da vida no barro amassado.

É esta a intervenção especial de Deus na criação do Homem. O processo evolutivo é o barro a amassar-se. Só depois de a vida biológica atingir a complexidade específica do Homem, o barro está capacitado para receber o Espírito de Deus.

Como sopro primordial a actuar na nossa criação, o Espírito Santo está connosco mas nunca em nosso lugar.

Com o aparecimento do Homem, Deus já tem alguém para comungar e fazer uma Aliança. São Paulo diz que o Espírito Santo é o Amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Isto quer dizer que a acção do Espírito Santo, em nós, é personalizante. O evangelho de São João diz que ele é o poder de nos tornarmos membros da Família Divina, não pela vontade da carne ou do Homem, mas por vontade de Deus (Jo 1, 12-13).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: