29 maio, 2009

A NOVIDADE PERMANENTE DE DEUS-II


II-DEUS É UM MISTÉRIO DE RELAÇÕES

A nossa fé diz-nos que há um só Deus mas Deus não é um ser enredado em solidão. O Uno em Deus é a comunhão, o plural são as pessoas.

Neste mistério de comunhão nenhuma das pessoas precede a outra.

Com seu jeito paternal de amar (amor ágape), Deus Pai descobre-se como Pai porque se encontra no face a face com o filho Eterno de Deus (amor eucarístico).

Este face a face de Deus Pai com o Filho Eterno de Deus está a acontecer de maneira permanente e sempre nova.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo anima esta reciprocidade sugerindo novos motivos de novidade agápica e eucarística.

Neste mistério de reciprocidade familiar, o Filho de Deus é gerado, mas não procriado nem criado.

Isto quer dizer que em Deus há geração eterna, a qual não implica procriação. Na reciprocidade amorosa da Santíssima Trindade, as pessoas emergem em simultâneo como sujeitos diferentes cuja identidade consiste no jeito próprio de cada pessoa amar.

De facto, Deus é uma emergência permanente e eterna de três pessoas de perfeição infinita em total convergência de comunhão amorosa.

O jeito de o Espírito Santo ser pessoa é animar as relações de amor de Deus Pai com Filho de Deus, e estreitar o vínculo de comunhão.

Como o amor de Deus Pai é uma novidade constante, Deus Filho está constantemente a ser gerado.

Deus não é nem será nunca um passado. Na verdade, Deus é um presente eterno. Isto quer dizer que o Filho de Deus não foi gerado num passado longínquo.

Por outras palavras, neste mistério do “Eu Sou” (Ex 3, 14), o Filho de Deus está sempre a ser gerado.

Deus Pai ama de modo paternal e totalmente gratuito. É realmente o amor ágape na sua perfeição máxima.

Do mesmo modo, o Filho de Deus ama de modo filial e totalmente fiel à vontade do Pai: “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo 4, 34). É o amor eucarístico na sua perfeição total.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo encontra-se no coração desta reciprocidade amorosa.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: