02 maio, 2009

O LUGAR DO HOMEM NO PLANO DE DEUS-III

III-CRISTO E A PLENITUDE HUMANA

O acontecimento de Cristo ressuscitado é a garantia de que Deus não nos enganou. Pelo contrário, graças à presença do Espírito Santo no nosso íntimo, estamos a caminhar de modo seguro para a plenitude da Vida Eterna.

O apelo interior que nos convida a prosseguir a nossa realização pessoal tem sentido pleno, pois Deus criou-nos como seres em realização.

Isto quer dizer que não estamos a construir para o vazio da morte e a nossa meta não é a perda definitiva da nossa identidade espiritual.

Na verdade, Deus criou-nos para que nos criemos mediante decisões, opções e realizações com a densidade do amor.

A nossa identidade espiritual realiza-se na História, mas tem densidade eterna. Por outras palavras, o nosso jeito de amar e comungar não se perde, pois o nosso destino não é o vazio da morte, mas a Vida Eterna.

Utilizando a imagem da festa, podemos dizer que, no Reino de Deus, todos dançaremos o ritmo do amor.

Mas cada pessoa dançará com o jeito que tiver treinado enquanto se construiu na História. De facto, a pessoa humana está chamada a construir-se de modo único, original e irreversível.

Isto quer dizer que ninguém está a mais, pois não somos réplicas uns dos outros. É também por este motivo que Deus não nos criou acabados, a fim de sermos autores de nós a partir do que recebemos dos outros.

Cada pessoa está chamada a ser como quiser ir sendo através de uma cadeia de escolhas, opções e projectos de vida.

A humanização da pessoa é uma tarefa que ninguém pode realizar por ela. Mas também é verdade que a pessoa não se pode realizar sozinha, pois a humanização é uma tarefa de amor.

O Homem sonhado por Deus tem um rosto comunitário, como diz o livro do Génesis (Gn 1, 26-27).

A emergência da Vida Humana é um projecto histórico que tem como plenitude a divinização ou incorporação na Comunhão Familiar de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: