27 maio, 2009

O CORAÇÃO COMO FONTE DE VIDA ESPIRITUAL

Quando a bíblia fala do coração do homem, está a pensar numa realidade espiritual. O coração é uma realidade dinâmica que se vai moldando com as decisões e escolhas que a pessoa vai fazendo.

Na Carta aos Romanos, São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

E na Primeira Carta aos Coríntios, diz: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Cor 3, 16).

Neste sentido, as três pessoas divinas também têm coração. Deus Pai tem um coração cheio de ternura por todos nós.

Deus Filho tem um coração cheio de ternura fraternal para connosco. Por seu lado, o Espírito Santo tem um coração cheio de ternura maternal.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo está sempre disposto a criar laços de comunhão entre nós.
O coração das pessoas humanas pode ser bom ou mau., segundo as decisões e escolhas que faz face ao amor.

O orgulho e a inveja fazem o coração mau, diz o Livro do Êxodo. O coração do Faraó, como era orgulhoso, endurecia-se cada vez mais, apesar dos sinais e mensagens que Deus lhe enviava através de Moisés:

“O coração do Faraó endureceu-se e não fez caso de Moisés e Aarão, tal como Deus tinha predito” (Ex 7, 13).

A bondade de umas pessoas, às vezes, endurece ainda mais o coração das pessoas que optam pelo mal.

O coração é um ponto de encontro com a Palavra de Deus e com o Espírito Santo. Livro do Deuteronómio diz que os profetas, os apóstolos e os santos meditam os mistérios de Deus no seu coração.

Isto quer dizer que o coração humano se configura com os critérios de Deus à medida que acolhe a Palavra e se deixa conduzir pelo Espírito Santo.

Eis o que diz o Livro do Deuteronómio: “Reconhece hoje e medita no teu coração: Yahvé é o único Deus. Tanto no alto dos Céus como em baixo, na terra, não existe outro Deus” (Dt 4, 39).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matis

Sem comentários: