29 maio, 2009

A NOVIDADE PERMANENTE DE DEUS-III

III-O AMOR COMO LENTE PRÓPRIA PARA CONHECER DEUS

Se Deus é uma comunhão familiar, então o coração de Deus é um dinamismo de interacções amorosas.

De facto, a morada de Deus é um campo espiritual contínuo de interacções amorosas em cujo núcleo actua o Espírito Santo.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo é o grande suscitador de novidade na interacção amorosa da Santíssima Trindade.

A bíblia diz que Deus é amor e que só podemos chegar ao conhecimento de Deus, amando (1 Jo 4, 7-8; 16).

Com o acontecimento da ressurreição de Cristo, a Humanidade foi assumida de modo orgânico pelo mesmo Cristo.

Isto significa que o Homem e Deus passaram a interagir de modo orgânico e intrínseco com o Espírito Santo.

Ele é o amor de Deus derramado nos nossos corações, diz São Paulo (Rm 5, 5). Graças ao jeito maternal de amar do Espírito Santo, nós somos incorporados por ele na Família de Deus.

São Paulo diz que nós somos filhos e herdeiros de Deus Pai, bem como irmãos e co-herdeiros com Jesus Cristo (Rm 8, 14-16).

A Primeira Carta de São João diz que Deus é amor e que só através do amor podemos conhecer a realidade de Deus (1 Jo 4, 8; 16).

O conhecimento de Deus, portanto, não é uma mera actividade mental de tipo teórico, mas um jeito de nos relacionarmos com as pessoas divinas mediante a oração e a comunhão com Deus e os irmãos.

Eis as palavras da Primeira Carta de São João: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus.

Quem não ama não pode conhecer a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 7). Deste modo ficamos a saber que o conhecimento de Deus é sobretudo uma actividade do coração, e não um mero acto intelectual.

Do mesmo modo, o conhecimento profundo das pessoas não se consegue através de um acto intelectual, mas sim através de relações de amor e comunhão.

Deus é amor. O amor é gerador de uma novidade permanente. Isto quer dizer que a melhor maneira de sintonizarmos com o coração de Deus, é ter a mente e o coração aberto à novidade.

Eis o que Deus diz no Livro do Apocalipse: Eis que vou fazer novas todas as coisas (Apc 21, 5).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: