02 maio, 2009

O LUGAR DO HOMEM NO PLANO DE DEUS-II

II-UM SER TALHADO PARA SER DIVINO

Podemos dizer que a evolução animal foi o modo como Deus foi amassando o barro primordial do qual viria sair Adão.

Depois de o barro ter adquirido a complexidade adequada para o salto da hominização, Deus debruçou-se para lhe dar um beijo e o Hálito da Vida passou de Deus para o Homem.

Nesse momento começa a dinâmica histórica da humanização. Foi assim que o ser humano passou para a condição de pessoa em construção.

Deste modo, o barro do qual saiu Adão tornou-se barro com coração. O hálito da vida que iniciou o movimento histórico da humanização no coração do Homem é o Espírito Santo.

Uma vez no nosso coração, o Espírito Santo optimiza as relações humanas possibilitando que estas se convertam em relações de amor e comunhão.

Esta comunicação primordial do Espírito Santo é o impulso que põe em marcha o processo do Homem em construção.

Graças ao processo histórico da humanização, o nosso ser interior começa a emergir dentro do nosso ser exterior como o pintainho emerge dentro do ovo.

Haverá um dia em que a casca do ovo rebenta e a pessoa entra definitivamente na plenitude da Família de Deus.

O crescimento espiritual do ser humano acontece como densidade espiritual e capacidade de interagir de mo amoroso com os outros.

Como o grande arquitecto do projecto humano, o Espírito Santo é, no nosso interior, o modelador que nos vai configurando com Cristo, tornando-nos perfeita imagem de Deus.

Imaginando a História da Criação e da Salvação como se de um dia se tratasse, diríamos que, ao nascer da aurora, Deus amassou o barrou e comunicou-lhe a força personalizante do Espírito Santo.

Ao meio-dia, enxertou o divino no humano através do mistério da Encarnação. Neste momento, Cristo inaugurou a plenitude dos tempos, isto é, a fase da divinização do Homem, mediante a sua incorporação na Família de Deus (Gal 4, 4-7).

De facto, a fome de felicidade e plenitude que levamos connosco é o sinal de que a nossa meta é, realmente, a incorporação na Família de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: