27 maio, 2009

O CORAÇÃO COMO FONTE DE VIDA ESPIRITUAL


Como o nosso coração é o ponto de encontro com Deus, o Senhor conhece muito bem os corações dos homens, diz o profeta Jeremias:

“ Eu, Yahvé, penetro o coração dos homens, a fim de dar a cada qual segundo a sua forma de agir” (Jer 17, 10).

Se o Deus é amor, então o coração é a sede do conhecimento de Deus. Eis o que diz o profeta Jeremias: “Dar-lhes-ei um coração capaz de me conhecer, pois eu sou Deus” (Jer 24, 7).

O profeta Daniel anuncia que, quando vier o Messias, Deus vai retirar do peito das pessoas o coração de pedra, isto é, endurecido, substituindo-o por um coração fiel a Deus.

Eis as palavras de Daniel: “Dar-lhes-ei um coração íntegro e colocarei no íntimo deles um espírito novo.

Tirar-lhes-ei do peito o coração de pedra e dar-lhes-ei um coração de carne” (Ez 11, 19). Os projectos maus são elaborados no coração, diz o profeta Zacarias:

“Não oprimas a viúva e o órfão, o estrangeiro e o pobre. Que ninguém, no seu coração, trame o mal contra o seu irmão” (Zac 7, 10).

Jesus disse que as pessoas falam daquilo que lhes vai no coração (Mt 12, 34). As palavras podem ser vazias e falsas. A verdade da vida manifesta-se no que brota do coração:

“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15, 8). As pessoas são boas quando têm um coração bom.

As pessoas más, pelo contrário, têm um coração mau: O que torna o homem puro ou impuro são as coisas que saem da boca vêm do coração.

São essas que tornam o homem puro ou impuro” (Mt 15, 18). Jesus diz que é do coração que brotam as iniquidades e projectos maus, tais como “Crimes, adultérios, imoralidade, roubos, falsos testemunhos, calúnias” (Mt 15, 19).

Jesus diz-nos para imitarmos o seu jeito de viver, pois Ele é manso e humilde de coração.
Procedendo assim encontraremos paz e descanso para as nossas vidas (Mt 11, 29).

A terra boa são as pessoas que, ouvindo a Palavra de Deus com coração bom e generoso, conservam-na, põem-na em prática, dando assim muito fruto (Lc 8, 15).

Deus conhece os corações dos seres humanos e por isso escolhe algumas pessoas para missões especiais, como dizem os Actos dos Apóstolos:

“Depois fizeram a seguinte oração: Senhor, tu que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste” (Act 1, 24).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: