08 agosto, 2008

O AMOR AO JEITO DE DEUS-V

V- UNIDOS A DEUS DE MODO ORGÂNICO

A fé cristã ensina-nos que através do amor a pessoa humana vive já agora a própria vida de Deus, pois faz um com Cristo.

Eis o que São Paulo diz na Carta aos Romanos: “Todos os que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Vós não recebestes um espírito de escravidão para cairdes no temor, mas um Espírito de adopção, graças ao qual clamamos “Abba, ó Pai” (Rm 8, 14-15).

Amar ao jeito de Deus, diz a Primeira Carta de São João é aproximar-nos progressivamente do jeito de amar do próprio Jesus:

“Nisto conhecemos a caridade: Jesus deu a vida por nós e nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos” (1 Jo 3, 16).

O evangelho de São Mateus diz que Cristo cumpriu todos os mandamentos e preceitos da Lei.
Nem um só ponto ou uma vírgula, acrescenta São Mateus, ficaram por cumprir (cf. Mt 5, 17).

Isto quer dizer que Jesus, ao substituir a Lei pelo amor, realizou de modo perfeito as aspirações mais autênticas da Lei.

São Paulo conhecia muito bem esta opção de Jesus. Por isso a aconselha os cristãos a fazer o mesmo:

“Não devais a ninguém coisa alguma, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está a cumprir a Lei (…).

Todos os mandamentos se resumem nestas palavras: “Amarás ao próximo como a ti mesmo”.
Na verdade, a caridade não faz mal ao próximo, pois é o pleno cumprimento da Lei” (Rm 13, 8-10).

Sem caridade, acrescenta São Paulo, as nossas obras ficam vazias de conteúdo pleno (1 Cor 13, 1-10).

Foi esta a razão pela qual Jesus reduziu a complexidade dos mandamentos da lei judaica a um só mandamento:

“Dou-vos um mandamento novo: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Assim como eu vos amei, também vos deveis amar uns aos outros.

É por isto que todos saberão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 34-35).

Podemos resumir esta reflexão dizendo que o amor humano será tanto mais perfeito quanto mais se aproximar do jeito de Deus amar.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: