25 agosto, 2008

DEUS IMPRIMIU A BONDADE NA CRIAÇÃO-I


I-DEUS INSCREVEU A BONDADE NAS SUAS OBRAS

No relato da Criação, o Livro do Génesis não se cansa de repetir que as obras da Criação são boas, pois Deus imprimiu nelas o selo da bondade.

Quando Deus criou as estrelas, os planetas, as plantas e os animais, reconheceu que no interior de cada coisa criada havia bondade.

Ao criar a luz, Deus viu que a luz era boa. Então o Senhor Deus separou a luz das trevas (Gn 1, 4).

E Deus chamou Terra ao solo seco e Mar ao conjunto das águas. E Deus viu que tudo isto era bom (Gn 1, 10).

E Deus disse: “Que a Terra germine plantas cada qual com as sementes próprias da sua espécie e árvores que produzam frutos e sementes segundo a sua espécie. E Deus viu que isto era bom” (Gn 1, 12).

Deus Criou o Sol para iluminar o dia e a Lua para iluminar a noite e separou a luz das trevas. E Deus viu que isto era bom (Gn1, 18).

Deus também criou os grandes monstros marinhos, as criaturas vivas que se movem nas águas, bem como as aves, todos segundo as suas próprias espécies. E Deus viu que isto era bom (Gn 1, 21).

Depois, Deus criou também os animais selvagens e os animais domésticos segundo as suas próprias espécies. E Deus viu que isto era bom (Gn 1,25).

Finalmente, Deus criou o Homem à sua própria imagem, à imagem de Deus o criou. Deus criou-os como varão e mulher. Então Deus abençoou-os e disse-lhes: Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a Terra e dominai-a (…).

E Deus viu que tudo o que tinha feito era muito bom. Houve tarde e manhã e foi o sexto dia (Gn 1, 27-31).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: