28 agosto, 2008

LOUVANDO A DEUS PELO DOM DE CRISTO-II

II-TODOS IGUAIS, EMBORA ORIGINAIS E IRREPETÍVEIS

Deus Santo,
Graças a Jesus Cristo, todos os seres humanos têm a mesma dignidade, seja qual for a sua condição rácica, linguística, sexual ou social.

Eis as suas palavras: “Já não há diferença entre judeu ou grego, escravo ou livre. Já não há diferença entre homem ou mulher, pois todos formamos um em Jesus Cristo” (Ga 3, 28).

Esta igualdade radica no facto de estarmos todos organicamente unidos a Cristo. Na sua oração após a ceia pascal, Jesus recorda esta verdade quando diz a Deus Pai:

“Eu neles, tu em mim, Pai, a fim de eles serem perfeitos na unidade. Deste modo o mundo conhecerá que me enviaste e os amaste a eles, tal como me amaste a mim” (Jo 17, 23).

Deus Santo,
É verdade que o pecado de Adão não anulou o vosso plano amoroso a respeito da Humanidade.

Mas a infidelidade do Homem cria bloqueios e oferece resistência à acção do Espírito Santo na História e no coração das pessoas.

Eis o sentido da afirmação de São Paulo segundo a qual as pessoas que estão em Cristo são uma nova criação (2 Cor 5, 17).

Eis a razão pela qual a Encarnação do Filho de Deus teve de acontecer como redenção, isto é, como restauração e recriação do projecto humano.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: