02 agosto, 2008

APOCALIPSES DOS PROFETAS E EVANGELHOS-I


I-VISÃO APOCALÍPTICA DOS PROFETAS

Os apocalipses dos profetas pretendiam afirmar que o pecado não tem um lugar definitivo no plano de Deus.

E foi assim que, pouco a pouco começou a surgir o pensamento apocalíptico, para dizer que Deus vai realizar uma intervenção purificadora universal.

Através desta intervenção final Deus vai pôr fim ao pecado e aos seus efeitos negativos na História e na vida das pessoas.

Para pôr fim ao pecado Deus vai destruir sua fonte, isto é, os pecadores. A intervenção purificadora de Deus, portanto, acontecerá através de uma tragédia universal.

Esta destruição purificadora acontecerá num dia terrível e trágico para os pecadores, ao qual os profetas começam a chamar o dia da ira de Deus.

Os pecadores serão todos mortos. Da Humanidade escapará apenas o pequeno resto de Deus.Nesse dia não haverá escapatória, diz o profeta Amós:

“Ai dos que desejam ver o dia do Senhor. Será um dia de trevas e não de luz. É como um homem que foge de um leão e encontra um urso.

É como se o homem, ao regressar a casa, apoiasse a mão na parede e fosse mordido por uma serpente.

O dia do Senhor será de trevas e não de luz, de escuridão e não de claridade” (Am 5, 18-20). Isaías vê o dia da ira como o dia do terror:

Estremecei porque o dia do Senhor está perto. Virá como um açoite do Deus omnipotente (Is 13, 6).

O profeta Joel reforça o discurso dos profetas anteriores dizendo que o dia do Senhor está muito próximo:

“Ai aquele dia! O dia do Senhor está muito próximo. Virá como destruição operada pelo devastador.

O Sol e a Lua ficarão escuros e as estrelas já não brilharão” (Jl 1, 15-16; cf. 2,1). O dia do Senhor é o dia do julgamento universal: Multidões e mais multidões vão juntar-se no vale do julgamento, pois o dia do Senhor está perto” (Jl 4,14).

Será um dia de ira e vingança, diz o profeta Isaías: “A terra embriagar-se-á de sangue e ficará coberta de gorduras de animais, pois é o dia da vingança do Senhor” (Is 34, 8).

Pouco a pouco começou-se a pensar que as tragédias apocalípticas dos profetas se iriam realizar com a vinda do Messias, associando assim um raio de esperança ao dia da ira.

Ao mesmo tempo que purifica a Humanidade através da destruição dos pecadores, o Messias vai abrir o Paraíso fechado à Humanidade pelo pecado de Adão (Gn 3, 22-24).

Por outras palavras, a vinda Messias trará a restauração do Paraíso primordial e Deus fará que a terra seja habitada pela harmonia e a paz universal, isto é, o “Shalom”.

Nesse dia, o Espírito Santo vai recriar o coração do Homem.

Em Comunhão Convosco

Calmeiro Matias

Sem comentários: