III-EM CRISTO, DEUS RECONCILIOU O HOMEM CONSIGO
Deus Santo,
Sois um Deus sempre disposto a perdoar. São Paulo diz que, graças a Jesus Cristo, Deus reconciliou a Humanidade consigo, não levando mais em conta os pecados dos homens” (2 Cor 5, 18-19).
Isto que dizer que a fidelidade plena e incondicional de Cristo venceu a infidelidade humana, dando origem à nossa reconciliação com Deus.
Ao ressuscitar, Jesus possibilitou-nos uma comunicação nova com o Espírito Santo, o qual, com seu jeito maternal de amar, fez de nós membros da Família Divina (cf. Rm 8, 14-17; Ga 4, 4-7).
É este o sentido do ensinamento de São Paulo quando afirma que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).
O ser humano está a construir-se na história como pessoa, isto é, como ser livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.
Isto quer dizer que somos imagens perfeitas de Deus, uma comunhão amorosa de três pessoas.
Eis a razão pela qual já podemos tomar parte da comunhão familiar do próprio Deus. Com a sua infidelidade, Adão criou bloqueios ao projecto salvador de Deus.
Cristo, com a sua fidelidade incondicional ao projecto de Deus, restaurou a nossa comunhão com Deus, colocando-nos de novo no caminho da Salvação.
Adão conduziu-nos para o caminho da morte. Jesus Cristo, ao ressuscitar, colocou-nos no caminho da vida eterna.
Assim como todos morrem em Adão, diz São Paulo, todos ressuscitam em Jesus Cristo, o Novo Adão (Rm 5, 17).
Deus Santo,
Glória a Vós que sois Pai, Filho e Espírito Santo!
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário