25 agosto, 2008

DEUS IMPRIMIU A BONDADE NA CRIAÇÃO-IV

IV-FAZER O BEM PARA SER BOM

Como é um ser em construção, a pessoa humana faz-se, fazendo. Por outras palavras, a pessoa que faz o bem torna-se boa. A pessoa que comunica em verdade torna-se verdadeira.

A pessoa que procura realizar obras de justiça, torna-se justa. A pessoa humana não é igual ao que diz, mas sim igual ao que faz.

Nenhuma pessoa é capaz de ser boa sem a acção do Espírito Santo no seu coração. São Paulo explica isto na carta aos Romanos. Eis o que ele diz:

“A esperança não nos engana, pois sabemos que o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 5).

A Carta aos Gálatas diz que o amor é a fonte da bondade e do bem: “Pois toda a lei se resume nisto: amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Ga 5, 14).

E a carta aos Romanos acrescenta: “O amor não prejudica o próximo, pois o amor realiza a Lei de Moisés na sua máxima perfeição.” (Rm 13, 10).

Jesus Cristo é o sinal máximo da fidelidade e da bondade de Deus, pois ele enviou-nos o seu Filho para nos introduzir na sua Família.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: