02 julho, 2008

VIDA ESPIRITUAL E NOVA HUMANIDADE-I

I-VIDA ESPIRITUAL E LIBERDADE

Ninguém é capaz de fazer de nós uma pessoa espiritualmente adulta e comprometida. A maturidade espiritual é uma tarefa cujos agentes principais são a própria pessoa ajudada pela luz a força do Espírito Santo que a habita e trabalha em nós.

No mundo estonteante em que vivemos os critérios de maturidade e sucesso humano estão sufocados por milhares de solicitações e mentiras publicitárias.

Na verdade, os valores essenciais para atingir a maturidade espiritual são bastante ignorados e desconhecidos.

Somos constantemente bombardeados por uma visão superficial da vida e dos acontecimentos que impedem o amadurecimento da vida espiritual.

As relações fraternas são fundamentais para o crescimento espiritual e a maturidade. As pessoas dominadas pelo activismo quase não têm tempo para o silêncio, a oração e a meditação.

No entanto, é na oração e na meditação que a pessoa carrega a bateria para se aproximar dos outros com uma força capaz de gerar comunhão amorosa.

Quando encontra uma pessoa espiritualmente predisposta para a paz e a comunhão, o Espírito Santo começa a actuar nela, a fim iluminar a sua vida com as propostas que a Palavra de Deus nos faz para transformar o mundo em que vivemos.

A razão de isto ser assim é porque uma pessoa é tanto mais livre quanto maior for o seu crescimento e maturidade espiritual.

É verdade que ninguém nos pode tornar livres. Nem o próprio Deus. Mas também é certo que não nos podemos tornar pessoas livres sem os demais e sem a acção do Espírito Santo em nós.

Isto é assim para todas as pessoas, mesmo para aquelas que nem sabem que o Espírito Santo existe.

A liberdade é a capacidade de a pessoa se relacionar de modo fraternal com os outros e interagir criativamente com as situações e os acontecimentos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: