14 julho, 2008

REINO DE DAVID E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO-V

V-SEGUNDA VINDA DE CRISTO E SALVAÇÃO

Quando mais a missão messiânica de Cristo se desvinculava da ideia do Reino de David, mais a segunda vinda de Cristo é visto como um acontecimento salvador.

Para a Carta aos Hebreus a razão decisiva da segunda vinda de Cristo é conduzir os eleitos para a salvação.

O Senhor vai vir para salvar, não para condenar: “Está determinado que os homens morram uma só vez. A seguir, vem o juízo.

Assim também Cristo se ofereceu uma só vez pelo perdão dos pecados de muitos. Aparecerá uma segunda vez àqueles que o esperam, não por causa do pecado, mas para lhes dar a salvação” (Heb 9, 27-28).

Uma vez que o pecado foi perdoado em Jesus ressuscitado, já não há necessidade de oferecer ritos e sacrifícios pelo perdão do pecado:

“Onde há remissão dos pecados já não há necessidade de oferenda pelos pecados” (Heb 10, 18).
Depois acrescenta: “Os sacrifícios, as ofertas e os holocaustos pelo pecado não te agradaram” (...).

Disse em seguida: “Eis que venho para fazer a Tua vontade”. Aboliu assim o primeiro culto para estabelecer o segundo” (Heb 10, 8-9).

O pecado que conduz à destruição final é a recusa em viver segundo a dinâmica comunitária da fraternidade e comunhão para a qual o Espírito santo nos conduz.

O evangelho de São João vê a segunda vinda de Cristo exclusivamente para salvação da Humanidade.

O juízo e a condenação estão a acontecer agora no coração das pessoas pela acção do Espírito Santo.

Após a Sua glorificação, Jesus torna-se a fonte da vida e da ressurreição: “O Pai tem a vida em si mesmo. Do mesmo modo concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo.

E deu-lhe o poder de julgar por ser o Filho do Homem (...). Vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a Sua voz.

Os que tiverem praticado boas obras ressuscitarão para a vida. Os que tiverem praticado o mal ressuscitarão para a condenação.

Eu nada faço por mim mesmo. Conforme oiço é que julgo, e o meu juízo é justo porque não busco a minha vontade, mas a daquele que me enviou” (Jo 5, 26-30).

O juízo realizado é o reconhecimento da verdade e da fidelidade de Deus. Este reconhecimento é realizado em nós pelo Espírito Santo:

“Convém-vos que eu vá. Se eu não for, o Consolador (Paráclito) não virá a vós. Se eu for, enviar-vo-lo-ei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16, 7).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: