08 julho, 2008

APOCALIPSE E A SUBIDA DE CRISTO AO TRONO-III

III-JESUS CRISTO COMO REI UNIVERSAL

O Messias é o Filho do Homem, isto é, o rei entronizado no Céu ao qual foi concedido uma soberania Universal, como diz o profeta Daniel (Dan 7, 12s)

Jesus Cristo foi constituído como rei Messiânico entronizado ao subir para junto de Deus. Foi este Jesus que, através de uma revelação (Apocalipse), mostrou a João que o dia do juízo está próximo (Apc 1, 1).

João escreve esta revelação para animar e consolar os justos que estão em sofrimento: Estes justos formam um povo eleito no qual todos são sacerdotes e reis (Apc 1, 5-6; cf. 2Ped 2, 9; Ex 19, 6).

O dia do Senhor está iminente (Apc 1, 3). O Messias vai chegar sobre as nuvens do céu. Todos os povos O verão, incluindo aqueles que o trespassaram (Apc 1, 7; cf. Mt 24, 30; Zac 12, 10).

Jesus, entronizado no Céu como Filho do Homem, conheceu a morte, mas agora vive por todos os séculos.

Tem domínio sobre a morte e o “Sheol”, isto é, a morada dos mortos (Apc 1, 18). O Senhor quer consolar os que sofrem pelo nome de Jesus e por isso lhes garante que ele vai chegar em breve (Apc 2, 3).

Os que decaíram no fervor devem reanimá-lo, pois o dia está próximo (Apc 2, 4-5). Os que são perseguidos pelos judeus animem-se. Deus vai julgar esses falsos hebreus que formam a Sinagoga de Satanás (Apc 2, 9).

Paulo argumenta que os verdadeiros judeus, filhos de Abraão, não são os que circuncidam o prepúcio.

Judeu diz ele, é aquele que o é no interior. A verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o Espírito e não segundo a letra.

O seu louvor não vem dos homens, mas de Deus (Rm 2, 29).
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: