08 julho, 2008

APOCALIPSE E A SUBIDA DE CRISTO AO TRONO-II


II-A VINDA DO SENHOR E O RESTO FIEL

O Livro do Apocalipse convida os crentes a ser fortes e corajosos, pois o Senhor vai chegar muito em breve.

O dia do Filho do Homem é o dia da ira anunciado pelos profetas como o dia da tragédia universal.

Só o resto fiel, isto é, o conjunto dos eleitos escapará à destruição definitiva. As condições essenciais para a vinda do Senhor estão criadas, pois o sangue dos mártires clama por vingança urgente.

Embora não pertença ao mesmo autor do quarto evangelho, o Livro do Apocalipse já tem uma visão preexistente do Filho de Deus.

Por outras palavras, Jesus Cristo é o Verbo Incarnado, o cordeiro, o princípio e o fim. Estes elementos confirmam que o Livro do Apocalipse é tardio, mesmo posterior ao quarto evangelho.

O autor interliga os dados apocalípticos do Antigo e do Novo Testamento. Podemos dizer que o Livro do Apocalipse é um apocalipse de apocalipses.

O autor faz convergir todo o seu trabalho para o reino messiânico.O autor tem uma visão milenarista, o que o leva a imaginar que o Reino Cristo sobre a terra durará mil anos.

A vitória final de Cristo acontecerá no fim dos mil ano. Só o resto fiel escapará à tragédia da destruição final.

O autor aplica à segunda vinda de Cristo os apocalipses dos profetas (cf. Is 10, 21; 8, 11-13; Am 3, 12; 9, 8-10; Jer 23, 3-6; Miq 2, 12-13; Zac 3, 8; Rm 9, 19; 9, 27-29).

A salvação de Deus não é apenas para o resto dos justos que ainda vivam quando o Senhor vier.
Segundo o Livro do Apocalipse o resto fiel é constituído por todos os justos do povo bíblico.

Segundo o simbolismo dos números utilizado pelo Apocalipse, o número dos que escaparão à destruição final é cento e quarenta e quatro mil, um múltiplo de doze para significar as doze tribos.

Os cento e quarenta e quatro mil significam o resto fiel, o qual é constituído por hebreus pertencentes às doze tribos de Israel.

O resto fiel é a mediação de que Deus se serve para salvar a multidão dos pagãos. Os Doze Apóstolos também tinham um valor simbólico para Cristo, pois significavam as doze tribos reunificadas, a fim de formar o Reino de David.

O resto fiel de Israel, portanto, é uma mediação para Deus poder realizar a salvação universal da Humanidade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: