08 julho, 2008

APOCALIPSE E A SUBIDA DE CRISTO AO TRONO-IV

IV-A POSSE DA VIDA ETERNA

O autor do Apocalipse garante a todo aquele que vencer no meio das presentes tribulações que vão receber das mãos do Senhor o fruto da Árvore da Vida, quando o Paraíso for reaberto (Apc 2, 7).

Uma vez restabelecido, o Paraíso terrestre será o reino terrestre do Messias, o qual durará mil anos.

O que come do fruto da Árvore da Vida não experimentará a segunda morte (Apc 2, 11). Este comerá o verdadeiro maná e será marcado com um nome novo para habitar na cidade celeste de Deus: a nova Jerusalém (Apc 2, 17).

Mas isto só é concedido aos que se afastam da heresia (Apc 2, 14-15). Os cristãos de Tiatira estão fora do caminho da salvação, pois praticam ritos pagãos, entre os quais a prostituição sagrada, convivendo com uma falsa profetisa (Apc 2, 20).

Estes cristãos, se não se converterem, sofrerão a ira. Só o que vencer no meio das tribulações tomará parte no poder real do Messias.

Os que permanecerem fiéis exercerão o poder sobre todas as nações (Apc 2, 26). Como rei messiânico, Jesus exercerá as funções de juiz supremo, pois tem a chave de David (Apc 3, 7).

Os vencedores são as colunas do templo de Deus e as pedras vivas da nova cidade de Jerusalém (Apc 3, 12; cf. 1Ped 2, 5).

Assim como Jesus, vencendo, se sentou no trono do pai, os que vencerem sentar-se-ão no trono de Jesus (Apc 3, 21).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: