08 julho, 2008

APOCALIPSE E A SUBIDA DE CRISTO AO TRONO-I

I-A VISÃO DO APOCALIPSE

O autor do Apocalipse não é o mesmo que escreveu o evangelho de São João. Isto é evidente sobretudo porque o autor do Livro do Apocalipse tem uma visão apocalíptica e milenarista que de modo algum existe no evangelho de São João.

De facto, a segunda vinda de Cristo tal como é descrita no Apocalipse nada tem a ver com a visão do juízo e da justiça realizada pelo Espírito Santo do evangelho de São João.

No entanto, os dois escritos pertencem à escola teológica de São João. O Apocalipse é uma síntese genial dos apocalipses do Antigo e do Novo Testamento.

O autor parece ter tido a preocupação de fazer um apanhado total dos apocalipses bíblicos e com eles fazer o cenário da Segunda Vinda de Cristo e da plenitude do Reino de Deus ou Nova Jerusalém.

É por esta razão que o livro não traz grandes novidades em relação aos diversos apocalipses do Antigo e do Novo Testamento, excepto o facto de os aplicar de modo genial ao mistério de Cristo.

O Apocalipse pertence a uma fase tardia dos tempos apostólicos. É por esta razão que utiliza a maior parte dos relatos do Novo Testamento.

Utiliza alguns acontecimentos eclesiais anteriores como prenúncios da iminente vinda do Filho do Homem.

O Livro do Apocalipse tem a intenção de consolar e dar força aos crentes, pois muitos deles estão a ser vítimas de perseguições felizes.

É por esta razão que ele é tão duro para com os grandes inimigos da fé.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: