03 março, 2008

DIALOGANDO COM DEUS SOBRE O AMOR-III

III- AMOR E COMUNHÃO COM DEUS

O amor capacita-nos para edificar a nossa casa sobre rocha firme.

O amor é a veste indispensável para participarmos no banquete do Reino de Deus.

O amor atinge a sua meta na reciprocidade amor. Conviver num contexto de reciprocidade amorosa significava ter a sorte de encontrar mediações privilegiadas de realização pessoal.

As pessoas que vivem em contexto de reciprocidade amorosa sentem-se estimadas e valorizadas naquilo que fazem.

Isto capacita as pessoas no sentido de cada qual render o melhor dos seus talentos.

Como se sentem tomadas a sério, as pessoas não se sentem excluídas.

As pessoas que amam nunca imaginam o bem do outro como inimigo do seu próprio bem.

As pessoas que amam sentem-se livres para pensar e falar.
Na reciprocidade amorosa há lugar para a originalidade, e por isso cada pessoa realiza a própria riqueza de ser único, original e irrepetível.

Amar é eleger o outro como alvo de bem-querer. Aceitá-lo como é, apesar de ser diferente, e agir de modo a facilitara sua realização e felicidade.

Todos nós sentimos que seríamos mais pobres se não tivéssemos encontrado as pessoas que, mediante o seu amor por nós, nos ajudaram a realizar como pessoas.

Tudo isto nos faz compreender como Jesus tinha razão ao resumir a sua mensagem ao mandamento do amor, como diz o evangelho de São João:

“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei.

Por isto é que todos reconhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 34-35).

Glória ti Pai Santo pelo teu jeito paternal de amar!
Glória a ti, Filho Eterno de Deus, pelo jeito fraterno com que nos amas, fazendo de nós teus irmãos e filhos de Deus Pai.

Glória a ti, Espírito Santo, por seres o amor maternal de Deus animando a comunhão orgânica que nos liga à Trindade Divina, através de Jesus de Nazaré.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: