09 março, 2008

A PLENITUDE DO HOMEM ESTÁ EM DEUS-I

I-A DIMENSÃO ESPIRITUAL DA PESSOA

A interioridade espiritual de cada pessoa humana é única, original, irrepetível e possui o seu jeito próprio de amar.

Isto deve-se ao facto de a pessoa estar em construção e ainda pelo facto de sermos autores da nossa própria realização a partir do que recebemos dos outros.

Podemos dizer com o evangelhos de São João q eu nascemos para nascer. Pelo facto de os seres humanos apenas se poderem realizar mediante o amor, cada pessoa humana tem como vocação fundamental a sua humanização mediante o amor.

Deus assume as pessoas humanas na comunhão da Família Divina, divinizando-as na medida em que estas se humaniza.

A lei da humanização é: “Emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a comunhão universal”.

Graças ao acontecimento da Encarnação do Filho Eterno de Deus, a comunhão universal para a qual estamos a caminhar é o Reino de Deus.

Isto quer dizer que a meta da Humanidade é a sua incorporação na comunhão orgânica da Santíssima Trindade.

Por outras palavras, graças a Jesus Cristo, os seres humanos foram divinizados, mediante a sua incorporação na Família Divina.

Por fazermos uma união com Cristo, cada pessoa humana é assumida nele e com ele na comunhão trinitária, ficando divinizada na medida em que é capaz de comungar com as pessoas divinas e as demais pessoas humanas.

De facto, as pessoas humanas serão tanto mais divinas quanto mais forem capazes de viverem na plenitude da comunhão do Reino de Deus.

A plenitude do humano, portanto, é o divino. É este o sentido profundo da Encarnação.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: