24 março, 2008

FORÇAS DESUMANIZANTES E FÉ CRISTÃ-II

II-A FORÇA DA VIDA ESPIRITUAL

Para além das técnicas e competências necessárias para vencer os perigos que nos ameaçam é urgente tomarmos consciência da necessidade de cultivar uma vida espiritual profunda, a qual é um fermento capaz de transformar o mundo.

É urgente aprofundar os sentidos da vida, a fim de a pessoa humana encontrar razões para se empenhar na construção da fraternidade, da justiça e da paz.


Quando lhes falta o sentido da vida, as pessoas entram em crise e têm tendência a adoptar atitudes e comportamentos destrutivos.

A Vida espiritual é uma fonte inesgotável de sentidos para
É importante que as pessoas cultivem aptidões e conhecimentos científicos capazes de favorecer o progresso humano.

Mas não nos podemos esquecer de que o ser humano deu o salto de qualidade para o espiritual, o qual tem de ser cultivado sob pena de a Humanidade ficar desequilibrada.

O crescimento espiritual é uma fonte inesgotável de sentidos de vida e razões para a pessoa se comprometer no sucesso da construção humana.

Os cristãos estão chamados a ser no mundo uma luz que ilumina o sentido da vida, bem como um sal que confere sabedoria à vida e um fermento que ajuda as pessoas a viver de acordo com os valores fundamentais da humanização.

Graças à Palavra de Deus que o faz compreender o plano de Deus e à presença do Espírito que o ilumina e consagra, o cristão está chamado a ser evangelizador dos nossos irmãos.

A fé faz do cristão uma pessoa optimista, pois tem consciência de que a vida está cheia de sentido.

Graças ao mandamento do amor que Jesus nos deixou, o cristão sabe que o amor é uma razão que vale tanto para viver como para morrer:

“É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem Maio amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15, 12-13).

Graças à sua fé na ressurreição de Cristo e da Humanidade, o cristão é um grito de esperança no mundo.

Ele tem a missão de anunciar a Boa notícia da vitória de Cristo sobre a morte, da qual deriva a certeza de que o Homem não está a caminhar para o vazio da morte.

A Esperança cristã é uma força poderosa chamada a fazer frente às forças desumanizantes que ameaçam o futuro da Humanidade.

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: