29 fevereiro, 2008

BAPTISMO E AMOR DE DEUS

Deus Santo,
Nós vos damos graças pelo sacramento do baptismo, celebração da fé que proclama o vosso plano de salvação para nós.

A celebração do baptismo proclama o vosso plano de nos criar à vossa imagem e semelhança e fazer de nós membros da vossa Família.

O baptismo é o grande sacramento que proclama o perdão do pecado e a reconciliação da Humanidade com Deus, fazendo de nós uma nova Criação, diz São Paulo (2 Cor 5, 17-19).

O baptismo cristão é diferente do baptismo de João Baptista que era simplesmente um rito de lavagem.

O baptismo cristão proclama o dom do Espírito Santo que nos vem de Cristo ressuscitado e faz de nós membros da Família Divina, filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho eterno de Deus (Rm 8, 14-16).

O baptismo também anuncia que a Humanidade forma a única Família de Deus e que Jesus Cristo é, como diz São Paulo, o primogénito de muitos irmãos (Rm 8, 29).

O baptismo celebra e proclama uma verdade que já existe no coração dos seres humanos, graças à ressurreição de Cristo.

Por outras palavras, a filiação divina e a reconciliação com Deus que o baptismo proclama são já um dom concedido por Deus e que já habita o coração dos crentes que vão ser baptizados.

No momento do seu baptismo, Jesus já era o Filho de Deus, mas foi nesse momento que tu, Pai Santo, o proclamaste o declaraste teu Filho (Mc 1, 9-11).

Do mesmo modo, a pessoa que vai ser baptizada já é filha de Deus, mas é no momento do seu baptismo que a Igreja proclama publicamente esta sua condição de Nova Criação em Cristo (2 Cor 5, 17).

Senhor Jesus ressuscitado,
Os crentes são inseridos na Igreja pelo baptismo. Nesse momento tu os chamas, a fim de testemunhas do amor salvador de Deus para todos os seres humanos.

Obrigado, Deus Santo, pelo vosso amor para connosco!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: