27 março, 2008

MEDITANDO SOBRE A RESPONSABILIDADE-III

III-LIBERDADE E RESPONSABILIDADE

A pessoa humana não nasce responsável, tal como não nasce consciente ou livre. Mas vamo-nos tornando responsáveis de modo gradual e progressivo.

Deus não nos criou acabados, a fim de podermos crescer como pessoas responsáveis e, deste modo, sermos autores de nós mesmos.

Ser responsável, portanto, é dar o melhor de si de acordo com os talentos que tem, tal como Jesus ensinou (cf. Mt 25, 14-30).


A responsabilidade é a capacidade de responder de modo fiel e adequado aos seus talentos, projectos e compromissos.

Podemos dizer que a responsabilidade cresce em conjunto com a consciência e a liberdade e tem como alicerce a fidelidade.

Como ser consciente, a pessoa descobre o leque das suas possibilidades de realização, tanto de tipo pessoal como social.

Como ser livre, a pessoa é capaz de decidir de modo adequado aos talentos que recebeu e é capaz de assumir compromissos face às outras pessoas.

A liberdade é a capacidade de se relacionar amorosamente com os outros e de interagir de modo criativo com as coisas e os acontecimentos.

Como capacidade associada à consciência e à liberdade, a responsabilidade não é uma realidade estática, isto é, oposta à criatividade e à dinâmica da realização pessoal.

Nunca deixemos de louvara Deus por nos ter criado como seres capazes de ser livres, conscientes e responsáveis, a fim de não nos demitirmos desta tarefa de nos construirmos como pessoas responsáveis.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: