19 março, 2008

LOUVANDO A DEUS POR JESUS CRISTO

Pai Santo,
O jeito de amar do teu Filho é em tudo semelhante ao teu. Ver o seu modo de perdoar e acolher os pobres e os pecadores era ver o teu jeito de nos acolher e salvar.

Por isso ele podia dizer: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10, 30). Segundo o evangelho de São João, Jesus afirmou ainda: “ Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14, 9).

Pelo mistério da Encarnação o teu Filho Eterno e Jesus de Nazaré, o Filho de Maria, fazem uma união orgânica e dinâmica.

O Humano e o Divino, em Cristo, fazem um, embora sem se fundirem ou confundirem. Na verdade, em Jesus de Nazaré exprimia-se em grandeza humana o vosso amor por nós.

A sua paixão era fazer a tua vontade Pai Santo. Amava a simplicidade das crianças e defendia corajosamente os que não eram capazes de se defender.

Deixava mais felizes as pessoas que tinham a sorte de o encontrar. Como não tinha pretensões a ser a ser rico ou poderoso, partilhava com os outros a sua vida e os seus bens.

Amava a todos, mas preferia acompanhar com os mais pobres. Nunca foi cobarde, pois habitava nele a força do Espírito Santo.

Como se deu totalmente, a sua vida, agora, é de todos nós. Por isso se tornou em nós o alimento da vida eterna.

Ele é, de facto, a cepa da videira cujos ramos somos todos nós (Jo 4-6). Levou o amor à sua profundidade máxima, isto é, dar a vida por aqueles a quem se ama.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: