06 março, 2008

PEDINDO A DEUS A SABEDORIA DOS SANTOS-I

I-SABEDORIA DE DEUS E CRIAÇÃO

Trindade Santa,
Vós sois o único Deus Verdadeiro. Vós sois a nossa origem e a meta da nossa História!

Todo o Universo teve em Vós a sua origem. Nada existiu antes de Vós. Todas as coisas têm em Vós a sua origem, mas não vos confundis com nenhuma delas.

A Carta aos Efésios diz que Vós sois o princípio unificador de toda a Criação: “Há um só Corpo e um só Espírito.

Existe apenas uma esperança à qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só baptismo, um só Deus Pai que é Pai de todos” (Ef 4, 4-6).

Filho Eterno de Deus, nós te damos graças pelo mistério da Encarnação pelo qual nós passamos a ser membros da Família Divina.

Ao falar da tua vinda, o evangelho de São João diz que te tornaste nosso irmão por amor e ainda assim foste rejeitado:

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas aos que o receberam deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

Estes não nasceram dos laços do sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.

E o Verbo Encarnou e veio habitar entre nós. E nós vimos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, Cheio de Graça e de Verdade” (Jo 1, 12-14).

Espírito Santo, és tu quem fecunda os nossos corações com os talentos, isto é, as possibilidades de que dispomos para levar por diante a tarefa da nossa humanização.

Optimiza as possibilidades que o Pai, pela mediação dos nossos irmãos, vai colocando no nosso coração e ajuda-nos a ser fieis a esses dons, a fim de atingirmos a comunhão do Reino com um coração fiel como o de Jesus.

Depois, com teu jeito maternal de amar, dinamiza e fortalece a nossa comunhão com o Pai e o Filho, introduzindo-nos na comunhão familiar de Deus.

Nós sabemos que és tu, Espírito Santo, quem fortalece e anima a imensa comunhão orgânica constituída pela Humanidade inteira. Tu és também o vínculo maternal da comunhão orgânica que une Deus e o Homem.

Tu és, Espírito Santo, o coração do mistério da Encarnação, essa interacção humano-divina que une de modo orgânico a interioridade humana de Jesus com a interioridade divina do Filho Eterno de Deus.

Tu és o princípio dinamizador da Vida Eterna, a comunhão humano-divina do Reino de Deus!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: