27 março, 2008

MEDITANDO SOBRE A RESPONSABILIDADE-II

II-OPÇÕES QUE FAZEM DE NÓS PESSOAS RESPONSÁVEIS

Eis algumas atitudes importantes para crescermos como pessoas responsáveis: Quando nos comprometermos a realizar uma coisa, devemos ser fiéis a esse compromisso.

A pessoa que não responde pelos compromissos que assume não está a realizar-se como pessoa adulta e responsável.

É fundamental responsabilizar-se pelos próprios actos sem cair na tentação das desculpas fáceis ou deitar as culpas para cima dos outros.

Na verdade, sempre que assumimos a responsabilidade das nossas atitudes e acções estamos a estruturar-nos como pessoas capazes de ser autora da sua vida e da sua realização pessoal.

Devemos assumir com plena consciência o cumprimento dos nossos deveres e realizar as nossas tarefas.

É importante não ficarmos à espera que sejam os outros a lembrar-nos a hora ou o cumprimento dos nossos deveres.

Seremos tanto mais dignos de confiança quanto mais responsáveis formos pelos nossos planos e compromissos.

Quando alguém der provas de confiança em nós, ao ponto de nos comunicar as suas coisas mais íntimas saibamos guardar segredo. A pessoa que trai a confiança que alguém depositou nela não é digna da confiança de ninguém.

Habituemo-nos a usar a reflectir antes de agir, a fim de actuarmos como pessoas responsáveis.
Se estivermos atentos e medirmos habitualmente as consequências dos nossos actos, podemos ter a certeza de estarmos a estruturar uma personalidade verdadeiramente responsável.

Uma pessoa que age habitualmente de modo irreflectido e precipitado dificilmente chegará ser uma pessoa verdadeiramente responsável.

Não deixemos de realizar os nossos projectos e sejam fáceis ou difíceis.Quando tivermos de realizar um trabalho que nos foi pedido, procuremos realizá-lo a tempo e horas.

Podemos ter a certeza de que a nossa responsabilidade crescerá na medida em que formos fiéis aos nossos deveres.

Na verdade a responsabilidade é a capacidade que a pessoa vai treinando no sentido de responder de modo fiel e adequado aos seus deveres e compromissos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: