17 março, 2008

O AMOR A DEUS E O AMOR AOS IRMÃOS-I

I-O HOMEM TALHADO PARA DEUS

Deus não nos criou para vivermos sozinhos. Na verdade, a Humanidade foi criada à imagem da Santíssima Trindade que é um comunidade familiar de três pessoas.

De tal modo estamos talhados para a relação e a comunhão que nem nos podemos estruturar como pessoas sem a calda comunitária das relações de amor.

Eis a razão pela qual nós só podemos conhecer Deus através do amor. A Primeira Carta de São João diz que os seres humanos que não amam os irmãos não chegam a conhecer Deus, pois Deus é Amor (1 Jo 4, 7-8).

Podemos dizer que Deus está sempre do lado dos que dão o melhor de si pela causa do amor.
Foi esta a razão pela qual Deus ressuscitou Jesus, fazendo dele a Cabeça dessa Nova Humanidade reconciliada com Deus (2 Cor 5, 17-19).

A nossa fé diz-nos que os seres humanos que amam os irmãos podem estar certos de estar em comunhão com Deus e de fazerem parte da Família Divina.

Quem vive partilhando o que tem e o que sabe está a moldar o seu coração com o jeito da vida eterna, pois no Reino de Deus dançaremos o ritmo do amor com o jeito que tivermos treinado na História.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo, dinamiza e optimiza as nossas atitudes e gestos de amor aos irmãos, a fim de podermos partilhar plenamente na Comunhão da Família Divina.

Podemos dizer que o Espírito Santo é criador de vínculos de comunhão orgânica e princípio animador de relações.

É esta razão pela qual São Paulo diz que todos os que se deixam conduzir pelo Espírito Santo são filhos de Deus Pai e irmãos do Filho de Deus (Rm 8, 14. 16).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: